Existem muitos tipos de máscaras feitos com os mais diversos materiais e, dependendo da sua rotina, é preciso se atentar ao nível de proteção que ela traz. Outro ponto a ser levado em consideração é seu custo-benefício. Com as informações precisas você será capaz de escolher a melhor máscara para sua necessidade.
Quem está de quarentena precisa de máscara?
Para quem está de quarentena sem sair de casa – a não ser para atividades essenciais, como ir ao mercado, à farmácia, ou buscar o delivery no portão – a recomendação é o uso da máscara de tecido que pode, inclusive, ser fabricada em casa, caso você tenha habilidade para isso. Assista ao vídeo do Ministério da Saúde para costurar a sua.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um guia com orientações sobre a utilização de máscaras no contexto da COVID-19 no documento “Advice on the use of masks in the context of COVID-19” (versão do link em português), que você pode acessar para saber detalhes.
Vale o adendo de que, a partir da próxima quinta-feira, dia 7 de maio, será obrigatório o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo. A medida será válida para pessoas locais públicos, incluindo ruas e transportes (que já tinham obrigatoriedade).
Qual máscara devo usar se preciso sair todos os dias?
Máscaras de fabricação caseira oferecem nível de proteção inferior a outras encontradas no mercado. A máscara que oferece o maior nível de proteção é a N95 – mas como você já deve ter ouvido falar, ela é voltada para quem trabalha na linha de frente da saúde e não é indicada para outras pessoas, visto que seu estoque não é suficiente.
O resto da população que precisa sair todos os dias para trabalhar em serviços de áreas essenciais, como transporte, limpeza, jornalismo, fabricantes de alimentos, e fabricantes das próprias máscaras (como nós, da Luke Designer) pode ficar mais segura com outras opções de máscara, visto que a interação com outras pessoas é maior, aumentando o risco de contágio.
Qualidade das máscaras e o custo-benefício
Os preços variam muito de acordo com a qualidade das máscaras e é um fator a ser levado em consideração na escolha da sua. Para que essa opção seja embasada na ciência, utilizamos um estudo realizado por pesquisadores da USP que testou materiais usados na produção de máscaras para prevenir a transmissão do vírus da covid-19.
O gráfico fornecido no Jornal da USP compara desempenho de diversos tipos de materiais e a eficiência de filtragem oscilou entre 60% e 97%. “Já existem evidências científicas de que a eficiência na retenção para partículas tão pequenas varia muito entre máscaras de uma mesma classe e entre diferentes produtos usados para confeccioná-las”, diz o professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF) da USP, um dos responsáveis pelo projeto respire!.
Gráfico de eficiência de máscaras
Para fins de comparação, adicionamos o material da máscara fornecida na Luke Designer: TNT 5 camadas (que não participou do estudo, mas tem garantia no nível de proteção = 90%). A eficiência contra vírus e bactérias foi comprovada por laudo realizado pelo laboratório Nelson Labs, aprovado internacionalmente.
Ou seja, a qualidade da máscara de TNT 5 camadas é superior à maioria das mostradas no gráfico e, portanto, representa mais segurança para o dia a dia de trabalho. As exceções são as feitas de materiais específicos para uso de profissionais de saúde e do TNT duplo (que oferece 3% a mais de segurança com um custo muito superior).
Lembrete importante: lave as mãos
Mesmo usando a máscara, a proteção só funciona em conjunto com outras medidas, ou seja, o cuidado rigoroso com a higiene. Por isso, lembre-se de lavar as mãos constantemente. Além disso, a limpeza e o descarte seguro da máscara é fundamental.
Conheça nossas máscaras de proteção e compre as suas
Qual o valor desta máscara TNT 5 camadas?
Elas tb podem ser personalizadas?
Olá Jorge !
R$ 7,00 a unidade (mínimo de 10 máscaras), essa é sem personalização. Qualquer dúvida é só chamar!