APRENDA A CRIAR UM

LOGO PROFISSIONAL

Guia Essencial

Criamos este Guia Essencial com o intuito de ensinar o processo de criação de um logo, são aqui apresentadas técnicas básicas que um profissional da área utiliza para a criação, no Guia eu não mexerei no Photoshop, Corel ou Illustrator, não desenharei e acima de tudo não é um passo a passo (tutorial), é uma aula, apresentarei o processo e darei exemplos, estas informações foram tiradas de livros, aprendizado na faculdade e pela minha experiência como profissional, caso você tenha interesse em aprender e conhecer mais, fique a vontade.

Criar um logotipo exige muitas pesquisas e determinação, ele tem que ser coerente, conciso e que haja pregnância, afinal ele representará visualmente você ou sua empresa e é a partir dele que nascerá toda a sua identidade visual.

Ter um logotipo é a parte essencial para qualquer empresa, ele que trará reconhecimento da marca e memorização, pensando nisso desenvolvemos esse grande Guia relacionando as principais técnicas empregadas na criação de logotipos.

Este Guia pode ser utilizado como referência para estudantes, profissionais da área ou interessados no assunto, espero que goste.


SIGNIFICADO DA PALAVRA

 

LOGO

Elemento representativo de uma marca, logo vem do grego e seu significado é “SIGNIFICADO”

 

LOGOTIPO

Tipografia projetada com formas representativas de uma organização ou empresa. Em grego logo “SIGNIFICADO”, typos “FIGURA”.

 

MARCA

Diferente de um símbolo/logo, a marca é tudo que envolve uma empresa, organização, até uma pessoa, Marca vem do germânico “MARKA” e significa “SIGNIFICADO”.

 

LOGOMARCA

É uma palavra redundante, “LOGO” e “MARCA” tem o mesmo significado, não seria correto utilizar, porém está palavra é muito popular.


SIGNIFICADO DAS CORES

As cores tem um papel fundamental na criação de um logo, elas tem o poder de comunicar e transmitir qual é a personalidade de sua empresa, veja algumas cores e o significado.

 

AZUL

Poder, credibilidade, higiene, tecnologia, tranquilidade, aprendizado, acalma, produtividade, sucesso, intelecto e paz de espírito.

 

vermelho

Paixão, emoção, amor, alerta, agressividade, força, te deixa em estado de alerta, vitória, prazer e perigo.

 

laranja

Joviedade, mudança, inovação, atenção, alegria, destaque, coragem e otimismo.

 

amarelo

Ouro, riqueza, recompensa, faz salivar, credibilidade, lucro, transparência, luz, energia e alegria. Psicologicamente nos faz salivar e traz a falsa sensação de fome.

 

roxo

Riqueza, mistério, misticismo, criatividade, luxo, calma, sensatez, requinte, magia, nobreza e espiritualidade.

 

verde

Sorte, natureza, conforto, acalma, esperança, crescimento, saúde, saudável, também pode ser utilizada ao contrário para veneno, coisas estranhas e renovação.


FORMAS

Assim como as cores, as formas que você emprega em seu logo pode dizer muito sobre a sua empresa, veja um estudo básico das formas e o significado de cada uma delas.

 

quadradas

Esta forma está relacionada à masculinidade, inteligência, força, solidez, racionalidade, repouso, ordem e precisão.

 

circulares

Tem muita relação com a feminilidade, segurança, delicadeza, modernidade, infinito, totalidade, incalculável e movimento.

 

triangulares

A forma mais forte, ela pode ter dois sentidos diferentes dependendo de sua posição, ex: Bem e o Mal, para cima e para baixo, feminino e masculino e etc…


DICAS PARA CRIAÇÃO

Use uma tipografia de fácil leitura e que se comunique com o logo.

Seja simples, claro e objetivo !

Não use degradê de uma cor para outra.

Use a cor correta para seu tipo de negócio.

Comece a desenvolver primeiro no papel, depois vá para o software.

Faça com que ele tenha coerência com o seu tipo de negócio.


Agora que você já leu o Guia, vou deixar mais claro o que mencionei nas dicas para criação do logo, para que você tenha um entendimento melhor, assim não restarão dúvidas!

 

Usar tipografia de fácil leitura

Além do óbvio de utilizar uma tipografia de fácil leitura, utilize um estilo de fonte apropriado que se comunique com o símbolo que elaborou, se não criou símbolo, aplique o conceito das formas na tipografia, uma dica que dou é criar uma tipografia única para sua empresa, assim você trará mais personalidade a sua marca. Tome cuidado na tipografia quando ela for muito fina, isso pode trazer problemas na impressão e na aplicação de outros materiais.

 

Seja simples, claro e objetivo

Não crie logos com uma variedade de elementos, o simples é o mais fácil de identificar, assim como já dizia Leonardo Da Vinci “A simplicidade é o último grau de sofisticação”.

 

Não utilize gradiente / degrade 

Pode utilizar? Sim, mas não é aconselhável, afinal podemos fazer tudo não é não? Porém existe uma forma que é aceitável aplicar e outra que não é, veja:

Gradiente com a mesma cor: 
Você pode utilizar o gradiente de uma cor só, assim alterando somente a tonalidade de cada parte, criando assim você pode criar uma variação de uma só cor quando for aplicar em locais que é impossível reproduzir o gradiente.

Gradiente de cores diferentes:
O que não é aconselhável é adicionar um gradiente de uma cor para outra, ex.: Vermelho para o Azul. Em alguns lugares a aplicação sairá normal, porém em outros locais a aplicação será impossível e você terá que escolher uma das cores ou nenhuma. 

 

Utilize a cor correta

Siga sempre uma referência de cores para utilizar na aplicação de seu logo, a cor trará personalidade a ele.

 

Comece sempre no papel 

Ele é o melhor amigo do designer e de qualquer pessoa que esteja envolvido com criação, com ele é muito mais fácil aplicar suas idéias, fazer alterações e fazer testes. Depois de criado, ai é hora de você passar toda sua criação para o computador e começar a utilizar, porém, tome muito cuidado em qual software você irá utilizar para criar seu logo, vou
falar disso na próxima dica.

 

Relação com o seu tipo de negócio

Assim como na tipografia, o símbolo também tem que conversar com tipo de produto / serviço que irá oferecer, Ex.: Se eu for criar um blog para falar do Corinthians eu nunca irei criar um logo com as cores verdes ou colocar um porquinho, sacou?

 

Crie em vetor

Preste bem a atenção se o software de edição gráfica que está utilizando para a criação do seu logo, tem como fazer desenhos vetoriais, quando você cria um logo vetorial você pode reproduzi-lo em qualquer tamanho.

 

Não sou designer, posso criar o logo de minha empresa?

Sim, porque não? Porém é mais aconselhável você contratar um designer, por sua experiência ele desenvolverá um logo profissional e pronto para ser utilizado em qualquer lugar. Caso não tenha capital o suficiente para contratar um, você pode desenvolver o seu no papel utilizando estas dicas, depois que terminar contrate alguém para vetorizar sua arte ou faça isso você mesmo. Quando tiver capital o suficiente, contrate um freelancer ou uma empresa de design especializada no assunto. Fazer isso é muito mais confiável do que você contratar uma empresa que promove o trabalho especulativo. Este tipo de trabalho nunca vale a pena, e isso é para ambas as partes, para você e o designer que se submete a este tipo de serviço.

 

Chegamos ao final!

Desenvolver um logo é um trabalho muito grande, e em muitas vezes muito além do que mostrei para você hoje, estas dicas são básicas e se esta matéria ajudou você, compartilhe com seus amigos o link abaixo!

www.lukedesigner.com.br/logo-profissional