Micro e pequenos empresários têm ganhado cada vez mais destaque no atual contexto econômico brasileiro. Talvez seja por isso que a concorrência nunca esteve tão acirrada. Para se destacar em um cenário como este, com muitas empresas e muitos serviços parecidos sendo oferecidos ao mesmo tempo, não basta apenas ter um produto ou serviço de qualidade, é preciso uma divulgação eficiente e efetiva.
Investir em divulgação nunca foi tão necessário: ainda mais para pequenos empresários que almejam um crescimento rápido e a conquista de novos clientes. Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 dicas de ações de divulgação efetivas para seu negócio. Confira!
1. Dê brindes que seus clientes realmente queiram guardar
Não importa com qual tipo de negócio você trabalhe, uma coisa é certa: agradar os clientes é sempre preciso. Peguemos o exemplo clássico das livrarias. Normalmente só nos lembramos de estabelecimentos como este quando precisamos comprar algum livro, não é mesmo? Pois bem, não é à toa que sempre que compramos algo em uma livraria ganhamos um marca-páginas. Este tipo de brinde serve para lembrar o cliente de que foi aquela empresa que lhe permitiu determinada experiência (como a leitura de um livro, por exemplo).
Esta tática pode ser usada para outros tipos de negócio tranquilamente. Além de um cartão de visitas, você pode entregar ao cliente um bloquinho de anotações ou um calendário com a logomarca de seu negócio, por exemplo. Ao mesmo tempo em que você estará lhe dando algo que ele possa usar, você também estará registrando sua marca na memória dele.
2. Faça uma festa de inauguração de seu estabelecimento
Supomos que você está prestes a abrir uma clínica de estética em um local onde você ainda não conhece ninguém. Fazer uma festa de inauguração de seu negócio e convidar a vizinhança é uma tática que funciona (e muito). Vá de porta em porta, converse com as suas futuras vizinhas, faça amizade com elas e já entregue um convite personalizado para a festa de inauguração. Elas irão perceber que você se importa com elas. Além disso, outra dica é distribuir pequenos cartões com desconto para as futuras clientes que comparecerem à festa de inauguração. Isso não é o máximo?
3. Faça com que seus clientes se sintam lembrados
Todos gostamos de ser lembrados. Então por que com os seus clientes seria diferente? Se você é um dentista, por exemplo, sempre que for fazer o cadastro de seus pacientes, pegue dados como seus endereços e as datas de nascimento. Mas para quê isso? Para que, nos dias de aniversário, por exemplo, você possa enviar impressos com mensagens de felicidades pelo correio. Isso fará com que eles se sintam lembrados e, ao mesmo tempo, saberão que você está sempre disposto a atendê-los com seu serviço.
4. Nunca se esqueça da mídia
As pessoas dão mais importância para reportagens do que para anúncios. Por isso, estabelecer uma relação positiva com sua mídia local é uma ótima maneira de divulgar seu negócio. Entretanto, não se esqueça que para sair na mídia, você precisa ser notícia. Vamos supor que você inaugurará o primeiro hotel para cachorros da sua cidade. Com a ajuda de um assessor de imprensa, você pode enviar uma sugestão de pauta sobre como este setor tem crescido e, ao mesmo tempo, anexar um flyer com as informações de divulgação de seu novo negócio. Se a pauta for relevante, com certeza você terá chances de aparecer no jornal.
5. Crie programas de fidelidade
Se você tem uma micro ou pequena empresa do setor alimentício, por exemplo, criar um programa de fidelidade é uma coisa que você já devia ter feito há tempos. Para que o cliente volte a adquirir seus serviços, de vez em quando é preciso um empurrãozinho. Por isso, oferecer cartões com desconto para uma próxima compra é uma ótima forma de fidelizar o cliente. Afinal, quem não gosta de um desconto, não é mesmo?