A primeira impressão é a que fica e um bom cartão de visita pode te ajudar a deixar uma marca ainda melhor. Mas como desenvolver um cartão de qualidade, que cause um impacto e que realmente seja capaz de ajudar a sua imagem profissional? Nós temos 4 dicas para ajudar você nessa tarefa e deixar o seu cartão de visitas sensacional. Confira!
1 – Tamanho do cartão
Esse é um elemento decisivo. Se o seu cartão de visitas for pequeno demais, pode comprometer a leitura, se for grande demais, fica difícil guardá-lo em qualquer lugar, o que aumenta as chances do seu cartão ser abandonado por aí.
O tamanho mais comum é 8,8 X 4,8cm, então o mais indicado é você trabalhar com essa medida. Esse é um formato que cabe em carteiras e bolsos e não compromete a leitura, se você souber qual fonte usar. Lembre-se apenas de manter a qualidade de imagem do seu cartão na proporção certa do tamanho real. Imagens pixeladas e baixa qualidade de impressão vão passar uma imagem negativa de você e do seu trabalho — principalmente se você trabalhar com design!
2 – Layout: cores, fontes e diagramação
Em um cartão de visitas, vale a máxima: menos é sempre mais. Você tem uma área muito pequena para trabalhar, então evite encher de informação. E quando falamos em informação não são apenas seus dados de contato. Muitas cores e fontes diferentes poluem o cartão e incomodam os olhos.
Mantenha a simplicidade e prefira usar uma só fonte no cartão. Escolha uma tipografia de fácil leitura, coloque diferentes tamanhos, imprima e confira se está adequado. Se você tem uma identidade visual, atenha-se às cores da sua marca. Evite encher o cartão com diferentes formas e efeitos, como degradês e texturas. O destaque deve ser o seu contato.
3 – Trabalhe com uma margem de segurança e uma sangria
Essas são margens de “erro” que ajudam a manter a arte do seu cartão do jeito que você planejou na hora de cortá-lo. Se ele for colorido, por exemplo, e você deixar a cor exatamente do tamanho do cartão, pode acabar com linhas brancas nas laterais.
Na hora de imprimir, envie seu arquivo de imagem com a sangria (um fundo maior que a área de corte). Isso vai garantir que o produto final do seu cartão tenha um bom acabamento e uma boa aparência.
4 – Use o cartão para mostrar o seu trabalho
A maioria das pessoas usa o cartão simplesmente para divulgar seu contato. E apesar de ser exatamente essa a função de um cartão de visitas, você pode ir além e pensar nesse material como uma plataforma para divulgar o seu trabalho — e provar sua competência. Como fazer isso? Existem alguns exemplos interessantes.
Um ilustrador pode criar um cartão simples, de papel pardo, com uma ilustração feita por ele e, no verso, seu telefone anotado à mão. A ilustração é um toque incrível e cada cartão que pode ter um desenho diferente. No primeiro contato, você já consegue mostrar o estilo do seu traço e a sua criatividade.
Já um programador pode criar um cartão de visitas todo em código CSS, como se fosse uma página na internet, contendo suas informações de contato dentro do código. É uma forma de reinventar o cartão e, com certeza, vai chamar a atenção de quem o receber.
Ser criativo com o seu cartão de visitas pode repercutir positivamente no seu networking e ajudar a construir sua reputação no mercado. Por isso, que tal investir em um projeto novo para o seu? Pense em algo irreverente e criativo, ou simples e elegante. O importante é que ele mostre o seu estilo e seja coerente com o seu negócio.
Está pensando em renovar o seu cartão de visitas? Já tem um projeto bacana para o seu?