Embora a crise e a constante variação do dólar assustem o mercado econômico brasileiro, os consumidores não deixam de comprar; e as empresas não deixam de vender. Ainda que alguns setores venham sofrendo reduções, a necessidade de consumo permanece; leia o artigo “Diante da crise, o e-commerce cresce”.
Nesta realidade, separamos algumas dicas muito especiais para sua loja virtual manter-se de pé, veja:
Continue investindo. Uma coisa é certa: não deixe de investir em marketing! Ainda que o período seja difícil para o consumo geral, esconder-se de seus consumidores não é a solução. Por isso, faça campanhas de marketing de conteúdo, destaque produtos em promoções e mantenha-se em contato com o seu cliente; afinal ele continua acessando suas mídias sociais e e-mails. Ao fidelizá-lo neste momento, ele permanecerá consumindo, até mesmo depois desse período de incertezas.
Acredite na sua ideia. Não é porque o “mar não está para peixe” que essa onda também vai atingir a sua realidade; não é hora de guardar as redes. Acredite na sua ideia, acredite no seu negócio. Saiba que o cliente ainda precisa que seus problemas sejam solucionados e suas necessidades supridas. Por isso, prossiga com seus diferenciais e suas condições de negociação; os consumidores reconhecerão a postura do seu e-commerce.
Analise as estratégias dos concorrentes. Vale, também, observar como seus principais concorrentes estão atravessando esse período. A partir dessa análise, reveja seus preços, seus diferenciais, suas condições de pagamento, suas campanhas de desconto e frete grátis. Lembre-se: apesar de toda tecnologia envolvida, seja humano com seu cliente, isso o trará para mais perto do seu e-commerce.
O grande segredo para atravessar períodos de turbulências é não se render; por isso, se for preciso, refaça seu planejamento e suas estratégias para alcançar a necessidade do consumidor, e continuar vendendo!